Em destaque Dia da Comunidade Italiana é comemorado na Câmara Municipal

Dia da Comunidade Italiana é comemorado na Câmara Municipal

altHá 22 anos a cidade de Santo André comemora o Dia da Comunidade Italiana, conforme o decreto-legislativo nº 3. Na noite de 30 de maio de 2018, a Câmara de Vereadores realizou uma Sessão Solene em comemoração à data, sob a presidência do vereador Edson Sardano. Também compuseram a mesa principal o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir da Silva, representando o prefeito Paulo Serra; e o integrante da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André e presidente do Lions Clube Santo André Centro-Distrito LC5, Sergio Davanzo.

Estiveram presentes ainda o delegado da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura do Estado de São Paulo, Antonio Carlos Gogoni; a presidente do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes, Terezinha Sardano; o presidente da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues; a presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Santo André, Inezita Awada; e presidente do Panathlon Club de Santo André, Lino Antonio Vezzá.

A Corporação Musical Lira de Santo André, sob a regência de Claurício Cypriano, interpretou o Hino Nacional Italiano, acompanhada do Coral da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André, e os Hinos Nacional e da Cidade de Santo André.

Sob a regência do maestro Reinaldo Sanches, o Coral apresentou a canção “Vá Pensiero” e “Al Di Lá.”

O vereador Edson Sardano, que também é o orador oficial da Câmara de Vereadores, “Os italianos fizeram a América. Hoje, em São Paulo somos 10 milhões e 23 milhões de italianos no Brasil. Depois de 10 anos sem comemorações, vimos a importância de retomar esta data.”

O professor e ex-atleta Décio Cataruzzi foi um dos homenageados da noite, assim como a professora Pérola Stocco de Mergulhão; diretora-presidente da Spazio Italiano, Teresa Drago Kail; e o advogado e presidente do Lions Clube Santo André Centro, Sergio Davanzo. Foi realizada, ainda, uma homenagem póstuma ao ex-presidente da Sociedade Ítalo-Brasileira de Santo André, Fábio Piagentini, por usa contribuição à manutenção e divulgação da cultura italiana, entregue a Sergio Davanzo.

“A nós coube mencionar uma História da colônia italiana em Santo André, com a colaboração de Ademir Médici. Em 1878 começaram a chegar no Brasil os primeiros imigrantes italianos. Convidados a deixar a Europa em crise para substituir a mão de obra escrava”, explicou Davanzo.  “Em 1928, o livro das indústrias e profissionais do município de Santo André apresentava forte presença italiana. Em 1976, Santo André, já uma metrópole, com formação étnica diversificada, a comunidade italiana não sofreu nenhum impacto. Quase 120 anos depois, as novas gerações se reúnem para lembrar a presença da italianidade entre nós”, disse o homenageado. Ele pediu, em nome da Associação Cultural, que a sessão comemorativa não deixe mais de ser realizada na Câmara.

Marcelo Delsir considerou uma grande alegria representar o prefeito na noite festiva. Ele parabenizou a retomada das comemorações da data por tudo o que a colônia representa para a sociedade e para Santo André. “Vocês atenderam o apelo das terras brasileiras e nos propiciaram conhecer o amor e o trabalho de vocês. Meu obrigado por tudo o que fizeram para o nosso país e pela nossa cidade”, disse o secretário.