Em destaque Sessão Solene na Câmara Municipal de Santo André comemora o Dia da Maçonaria

Sessão Solene na Câmara Municipal de Santo André comemora o Dia da Maçonaria

alt

A Câmara Municipal de Santo André realizou na terça-feira (21/08) Sessão Solene em comemoração ao Dia da Maçonaria, uma homenagem instituída no município por meio do decreto-legislativo nº 5, de 2001. A solenidade, de autoria do vereador Dr. Fábio Lopes (PPS), reuniu inúmeros participantes no Plenário João Raposo Rezende Filho. Compuseram a mesa: Adriano da Silva Cruz, secretário adjunto de Habitação e Regularização Fundiária, representando Paulo Serra, prefeito de Santo André; Gilmar Lopes Assis, delegado da 9ª Região, representando as Grandes Lojas do Estado de São Paulo; Eduardo de Almeida Soeiro, grande secretário de Eventos do Grande Oriente Paulista; e o Dr. Valdir Tirapani, coordenador regional da 1ª Macrorregião do Grande Oriente de São Paulo.

A cerimônia ainda contou com presença de Rafael Maffei, assessor representado Alex Manente, Deputado Federal; Luiz Carlos Tasco, grande secretário de eventos da GLESP (Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo); Dr. José Luiz Ribas Júnior, vice-presidente, representando João Romanichi, presidente da Coligação Maçônica do ABCDMRR; Vanderley da Silva Paula, diretor clínico, representando o Dr. Desiré Carlos Callegari, superintendente do Hospital Estadual Mário Covas; Salvador Bento, ex-vereador de Santo André; José Luis Gonçalves, venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Sublime Imprensa Maçônica Nº 3999; e a Sra. Gabriella Ormelli, ilustre Preceptora da Assembleia Eterna Aliança.

A Corporação Musical Lira de Santo André, sob a regência do maestro Claurício Cypriano, executou o hino da maçonaria, o hino nacional e o hino de Santo André.

O Dr. Valdir Tirapani, coordenador regional da 1ª Macrorregião do Grande Oriente de São Paulo, recebeu homenagem da Câmara Municipal de Santo André em comemoração ao “Dia do Maçom”.

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Consciência Andreense foi homenageada por, em 27 anos, participar na criação da “Coligação Maçônica do Grande ABC”, realizar o “Jantar Ritualístico”, hoje denominado “Jantar Comemorativo”, e por colaborar no projeto “Associação Criança Cidadã de Santo André”.

Acreditando que o trabalho dignifica o ser humano, a loja criou o “Instituto Consciência Andreense”, entidade sem fins lucrativos que busca promover a formação profissional básica de jovens e adultos de baixa renda e em vulnerabilidade.

Neste ano, o Instituto celebrou uma parceria com a prefeitura, que cedeu 2 (duas) salas do cras Alzira Franco para a instalação de cursos de eletricidade e computação básica. Atualmente, a “Consciência Andreense” tem como venerável mestre o irmão Lauro Aparecido de Souza que, por sua vez, também foi homenageado.

Ao final, o Coral Força Viva, pertencente ao Grupo de Convivência da Terceira Idade Força Viva de Santo André e sob a regência da maestrina Rosana Vertematti, realizou uma apresentação cultural em homenagem à maçonaria.