Resultado do Concurso da Câmara é homologado

Resultado do Concurso da Câmara é homologado

O resultado final do Concurso Público 01/2023 foi homologado nesta quarta-feira (27).

Fica também homologado o Resultado Final para as vagas reservadas ....

Leia mais...

Câmara realizada mais duas Sessões Ordinárias nessa terça-feira (26)

Câmara realizada mais duas Sessões Ordinárias nessa terça-feira (26)

Confira os destaques das Sessões dessa terça-feira (26):

Na sessão da manhã, o presidente da Câmara, vereador Carlos Ferreira, anunciou em plenário s....

Leia mais...

Câmara terá expediente alterado na Semana Santa

Câmara terá expediente alterado na Semana Santa

Informamos que durante a Semana Santa o expediente da Câmara seguirá o seguinte cronograma:

Segunda-feira (25/03): Expediente normal.

Terça-feir....

Leia mais...

Confira o resultado definitivo da prova objetiva do Concurso da Câmara

Confira o resultado definitivo da prova objetiva do Concurso da Câmara

Os recursos interpostos sobre o resultado provisório da prova objetiva, foram analisados e julgados improcedentes pela Banca Examinadora.

Acesse a página....

Leia mais...

Ronaldo Sérgio Moreira da Silva vai receber Título de Cidadão Andreense na próxima quarta-feira (27)

Ronaldo Sérgio Moreira da Silva vai receber Título de Cidadão Andreense na próxima quarta-feira (27)

A Câmara realizará Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Andreense ao Senhor Ronaldo Sérgio Moreira da Silva na próxima quarta-feira (27), a partir ....

Leia mais...

Dia Internacional reforça combate à discriminação racial

Dia Internacional reforça combate à discriminação racial

Hoje é o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

Vamos aproveitar esta oportunidade para refletir sobre a importância da igualdade e do respei....

Leia mais...

75 anos do Educandário Santo Antônio são celebrados em Sessão Solene

75 anos do Educandário Santo Antônio são celebrados em Sessão Solene

O aniversário de 75 anos do Educandário Santo Antônio foi comemorado em Sessão Solene na noite dessa quarta-feira (20). A vereadora Dra Ana Veterinária (Uniã....

Leia mais...

tv câmara   desaparecidos   escola do legislativo   Procuradoria da Mulher

Atividade Legislativa

Do Projeto à Lei

Processo legislativo

No âmbito do Município, o Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, cujas funções principais são justamente legislar e fiscalizar a Administração Pública Municipal, a cargo do Poder Executivo.

Essa Câmara, composta por vereadores e vereadoras, legisla propondo e/ou aprovando projetos relativos ao interesse local e que devem passar por um procedimento específico, o processo legislativo.

Assim, o processo legislativo é o conjunto de atos, ordenados na forma estabelecida pela Constituição Federal e de acordo com seus princípios, destinado a produzir normas jurídicas de natureza legislativa, isto é, que tramitam necessariamente pelo Poder Legislativo.

No plano Municipal, de acordo com a Lei Orgânica do Município de Santo André, essas normas são as seguintes: as Emendas à própria Lei Orgânica, as Leis, as Resoluções e os Decretos Legislativos.

O projeto de emenda à Lei Orgânica visa alterar essa lei fundamental na qual se baseia a organização política do Município. Pode ser proposta pelo Prefeito; por no mínimo um terço dos membros da Câmara ou pelos cidadãos. Só é aprovada após dois turnos de discussão e votação, quando obtiver, em ambos, voto favorável de dois terços dos membros da Câmara. Aprovada, é promulgada no âmbito da própria Câmara.

Os projetos de resoluções e decretos legislativos, de iniciativa exclusiva da Câmara e que só por ela tramitam, destinam-se, as primeiras a disciplinar matéria dirigida ao âmbito interno do Legislativo, os segundos, a regrar matéria privativa do Legislativo, com repercussão no exterior dele. São exemplos, num caso, a aprovação do Regimento Interno da Câmara; em outro, a concessão de títulos honoríficos e honrarias. Os projetos de lei são aqueles voltados para a criação de norma de caráter geral, fruto da colaboração entre o Legislativo e o Executivo.

No caso da iniciativa das leis, a regra geral é elas serem apresentadas, indistintamente, dentro de certas condições, seja pelo Chefe do Executivo, seja por membro ou órgão do Legislativo.

Todos os projetos são apresentados em plenário, tornados públicos pela leitura, sendo então enviados às Comissões Permanentes da Câmara. A Comissão de Constituição e Justiça, a primeira a estudar o projeto, fará o seu controle prévio, manifestando-se através de parecer sobre sua constitucionalidade e legalidade. As outras Comissões opinarão quanto ao conteúdo do projeto, se ele é bom ou não, se merece ou não ser aprovado.

Durante a tramitação nas Comissões poderão ser realizadas audiências públicas, por mandamento legal ou a pedido de entidades e dos cidadãos, para manifestação dos especialistas e interessados sobre os projetos em análise.

Enviados ao Plenário, os projetos serão objeto de um ou dois turnos de votação, de acordo com sua espécie, e submetidos, conforme a matéria, a diferentes tipos de quórum. Em uma ordem crescente de complexidade e de necessidade de maior consenso, os projetos, com base na matéria de que tratam, serão submetidos, para aprovação, a votações que exigem número de votos cada vez maior, indo da maioria simples até a maioria de dois terços dos membros da Câmara, passando pela maioria absoluta.

Aprovados, os projetos de emenda à Lei Orgânica, de resolução e de decreto legislativo serão promulgados e publicados, passando, se existe previsão no caso de vigência imediata, a vigorar em seguida.

Já os projetos de lei, após aprovados são enviados ao Prefeito Municipal, que os sancionará, colocando sua concordância, ou os vetará, explicando os motivos jurídicos e de interesse público que o levaram a negar seu aval ao projeto. Se o projeto de lei for vetado, total ou parcialmente, ele retornará à Câmara, que poderá concordar com o Chefe do Executivo e mandar arquivá-lo, ou derrubar o veto pela votação de maioria absoluta de seus membros.

Acrescente-se que, seja nas Comissões, seja nas discussões em Plenário, poderão ser apresentados, discutidos e aprovados substitutivos ou emendas, ou seja, propostas alternativas ou pontuais, ao projeto original.

Eventos

Setembro 2018 Outubro 2018 Novembro 2018
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Baixe o aplicativo da Câmara
para seu dispositivo móvel
Google Play
Apple Store