Do vereador CPI da Craisa é instaurada pela Câmara

CPI da Craisa é instaurada pela Câmara

Foi instaurada na tarde de ontem (04), a CPI da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). O requerimento solicitando a CPI foi realizado pelo vereador Toninho de Jesus (DEM). Com base em sentença da Justiça disponível no Legislativo, para uma CPI ser instaurada é necessário somente um terço de adesões (sete apoios dos 21 vereadores). O requerimento foi assinado por 12 vereadores e não houve necessidade da aprovação depender do crivo do plenário.

Na terça-feira às 14h, os líderes partidários irão se reunir para sortear os nomes dos integrantes da comissão. Os vereadores discordaram com relação ao período a ser investigado pela CPI, que compreende 21 anos, sendo que o proposto é investigar a autarquia desde o ano de 1992. A vereadora Bete Siraque (PT) afirmou que o documento está com o objeto indefinido. “Não está claro o que realmente estão investigando. Falta embasamento”, explicou.

De acordo com o autor do requerimento, Toninho de Jesus (DEM), há muitos anos chegam à Câmara reclamações sobre a forma com que as concessões dos boxes da Craisa são realizadas. “Acredito que há muita sujeira embaixo desse tapete. É papel do vereados fiscalizar, e é isso o que faremos”, disse. Foi realizado há 23 dias, visita dos vereadores à Craisa. Na ocasião, os parlamentares foram recebidos pelo superintendente da autarquia, Hélio Tomas Rocha, que se comprometeu em enviar ao Legislativo respostas aos questionamentos dos parlamentares. De acordo com Toninho de Jesus, houve demora no envio das respostas solicitadas.

A CPI também pretende apurar a cobrança do estacionamento no local, a permissão de uso do sacolão e a dívida de R$ 17 milhões que a autarquia possui. Chegou ao final da tarde de hoje (05) à Câmara, documento para apreciação dos parlamentares sobre as dívidas. O documento deve ser analisado pelos vereadores a partir da semana que vem.