Em destaque “Semana Municipal da Capoeira” é celebrada na Câmara de Santo André

“Semana Municipal da Capoeira” é celebrada na Câmara de Santo André

alt

Santo André, 01 de agosto de 2017 - A Câmara de Santo André celebrou, na noite desta quarta-feira (01/08), sessão solene em comemoração à “Semana Municipal de Capoeira”. A solenidade, instituída pela Lei Municipal nº 9727/2015, foi presidida pelo vereador Alemão Duarte (PT) e contou com as presenças de Juninho Ferrari, representando o prefeito Paulo Serra (PSDB), e do mestre Valdenor Silva Santos, presidente da Confederação Internacional de Capoeira.

A modalidade esportiva mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, mescla golpes ágeis e acrobacias áreas e de solo.

“Resgatar a história por traz do Esporte e valorizar a capoeira como ferramenta de Inclusão Social e de promoção de bem-estar e qualidade de vida é fundamental para a nossa cidade”, destacou Alemão Duarte, que também foi orador do evento.

A noite reservou um momento cultural, com a apresentação de um grupo de capoeira, além de homenagens aos representantes da Capoeira em Santo André. Alemão Duarte, acompanhado pelo professor Dr. Hélio e pelos mestres Gladson Andrade e Giló entregaram certificados à Federação Paulista de Capoeira.

A instituição, filiada à Federação Brasileira de Capoeira, foi fundada em 14 de julho de 1974, sendo pioneira mundial na organização da Capoeira. Na sequência, diversos professores da cidade foram homenageados no Plenário. As honrarias contaram também com a participação do vereador Dr. Fábio Lopes (PPS).