Em destaque Convocação de secretária da Saúde é destaque em sessão na Câmara de Santo André

Convocação de secretária da Saúde é destaque em sessão na Câmara de Santo André

alt
Oposição apresentou requerimento solicitando a vinda da titular da Pasta para esclarecer as intervenções do programa Qualisaúde

Santo André, 15 de agosto de 2017 - A discussão em torno do programa Qualisaúde, instituído pelo Executivo, que fechou temporariamente para reforma e modernização sete equipamentos de Saúde da cidade, foi o destaque da sessão ordinária desta terça-feira (15/08) na Câmara de Santo André.

O vereador Willians Bezerra (PT) entrou com requerimento para solicitar a vinda da secretária de Saúde, Dra. Ana Paula Pena Dias, para sanar possíveis dúvidas dos parlamentares sobre as intervenções realizadas em sete equipamentos de Saúde. Porém, o requerimento não foi votado em virtude dos itens da Ordem do Dia sobrestarem na sessão. De acordo com o petista, uma “manobra” adotada pela base de sustentação do governo blindou a titular da Pasta de vir à Casa para falar sobre o programa. Na última sessão, não houve quórum para que fosse aprovado o requerimento e a pauta ficou travada.

Para a vereadora Bete Siraque (PT), o projeto segue obtuso e precisa ser esclarecido. “Termos o direito de questionar pontos que ainda não estão claros como o valor de cada obra, qual empresa ganhou a licitação, o prazo de cada intervenção. Na legislatura passada não houve um só dia em que não aprovassemos o pedido de um vereador. Nossa cpacidade de legislar está sendo comprometida”, confrontou a parlamentar.

Na outra ponta, o vereador Dr. Fábio Lopes (PPS) defendeu que a convocação da secretária é abusiva, uma vez que a administração municipal já prestou todos os esclarecimentos sobre o detalhamento das obras em andamento. “Quem fechou Unidades de Saúde e não reabriu foi o outro governo. Os equipamentos precisam passar pela modernização e informatização, para que a população tenha um atendimento de qualidade. O que ninguém fala aqui é que só no dia 05 de agosto, no Mutirão da Saúde, foram feitos 6 mil atendimentos. E Mutirão do Fila Zero já realizou  36 mil exames”, contabilizou.

“Não sou contra a vinda de secretário algum a essa Casa, mas entendemos que essa questão está totalmente esclarecida e os números falam por si só”, defendeu Lopes.

Ordem do Dia – Foi aprovada, em primeira discussão, o Projeto de Lei 15/17, encaminhado pela Prefeitura de Santo André, que denomina “Rua Manuel Alves Branco” o logradouro que acessa o Núcleo Rodolfo Santiago, no município. A matéria será apreciada em segunda votação, antes de ser sancionada pelo prefeito.